Aprenda a diferenciar a taça de vinho tinto, branco e de água

11 jan 12 Aprenda a diferenciar a taça de vinho tinto, branco e de água

Reuniões de negócios, festas e jantares formais ou um restaurante mais elegante, normalmente, usam-se mais de uma taça na mesa. E sempre vem a dúvida: Como eu devo usá-las?

 

Sem sombra de dúvidas é muito bonito quando a mesa está posta com vários talheres, pratos sobrepostos e taças. Porém, o detalhe é além da mesa e afetam a etiqueta ou até mesmo pode influenciar no sentido olfativo se usar uma taça errada para determinado tipo de bebida.

Para cada tipo de bebida será usado um tipo de taça, já que o uso inapropriado poderá influenciar a temperatura da bebida e a preservação do calor.

Para isso, é necessário saber algumas dicas:

Vinho tinto: Elas devem ter o corpo separado da haste, para podermos segurar nela, e não no bojo da taça, pois o importante é que o vinho não esquente.

Nela há uma abertura da boca mais estreita que o corpo, para segurar o aroma do vinho. Prefira as de vidro fino incolor ou de cristal, para não mudar a tonalidade do vinho e deixar os sedimentos mais sensíveis para tornar mais prazeroso esse momento.

O vinho tinto precisa de mais oxigênio, por conta disso o bojo é maior, o gás carbônico libera os aromas.

Água: É indiferente que elas tenham ou não pé, já que o sabor da água não altera com a temperatura. Mas, normalmente, ela se diferencia por serem as maiores taças da mesa.

Vinho branco: Comparada com as de vinho tinto, elas são menores porque não possuem bojo grande. O vinho branco exala seus aromas com mais facilidade.

Mas agora se imagine organizando um jantar. Como devo organizar as taças na mesa?

As taças de água devem ser colocadas em frente ao prato (bem no centro). Na direita coloque a de vinho tinto e depois, também à direita, a de vinho branco.

Lembre-se que para cada tipo de comida servida há uma taça específica. A taça adequada permite que você sinta melhor o aroma e sabor dos vinhos servidos.

 

Comentários

Deixe um comentário

fa
Get Adobe Flash player